Monday, November 30, 2009

Avaliação Global

Queridos,

Seguem abaixo as questões referentes a avaliação global. A questão de resposta obrigatória está destacada, em negrito (de todo modo, se a visualização não for suficiente, destaco que se trata da questão de número 3). As respostas me devem ser entregues, sem tardar, na próxima segunda-feira, dia 07/12.

Ad,

Benjamim


UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE COMUNICAÇÃO

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO

Disciplina: Semiótica (COM 102)

Professor: Benjamim Picado

Horário: 2as e 4as, de 07 às 09:00

Local: Sala 04 (Facom/Ondina)

AVALIAÇÃO GLOBAL

1. Tendo em vista as diferentes argumentações dos textos de Umberto Eco, de W.v.O. Quine e de Nelson Goodman sobre a relação entre significação e existência, como vc. considera que se possa justificar as relações entre os problemas da metafísica e os da semiótica?


2. Considere a seguinte imagem, da campanha presidencial de 1989 (Chico Ferreira, “Fernando Collor em Niterói”, 1989, Folha Imagens):

Tendo em vista que se trata de uma representação de um algo que houve, em algum momento no espaço, como vc. consideraria aquilo que faz desta imagem um signo do acontecimento? Em que aspectos a fotografia depende da ocorrência factual e, inversamente, em que termos se poderia admitir que sua significação decorre do mdo como a fotografia o exibe, em características que seriam próprias a seu funcionamento?

3. Discorra breve mas suficientemente sobre as relações entre o estudo dos signos e o universo dos fenômenos culturais, procurando articular em sua argumentação as leituras dos textos de Umberto Eco, Iuri Lotman e Julia Kristeva.

4. Considere a seguinte matéria, publicada na revista Época, em 04 de junho de 2007:




Tendo em vista o assunto da reportagem em questão, como vc. avaliaria a questão da manifestação das emoções, no universo animal, à luz das teses manifestas nos textos de base da unidade, especialmente tendo em conta a concepção antropológica da cultura, visada pelos estudos semióticos?

5. Considerando as seis modalidades pelas quais Umberto Eco reconhece o emprego usual da noção de signo, em “Signo e Inferência”, como vc. os classificaria, tendo como parâmetro de distribuição os modos inferenciais e textuais da compreensão sígnica, assim como seus respectivos princípios da “dependência” e do “sistema”?

6. Considere a seguinte página, extraída de uma reportagem publicada na revista Claudia, de outubro de 2005:

Considerando as modalidades elementares da compreensão (inferencia e entendimento textual), assim como seus correlativos princípios de funcionamento (dependência e sistema), procure discriminar nesta imagem os elementos de cada um desses aspectos de sua significação global.

7. Considere a seguinte peça publicitária do produto Ekos, da Natura:



Considerando a composição entre os segmentos visuais (objetos, formas, côres) e linguísticos (sentenças, nomes próprios) que compõem este anúncio, procure analisar a peça em questão, levando em conta aqueles seus componentes que mais nitidamente se relacionam com os conceitos de signo em Peirce e Saussure, assim como com os princípios que guiam a compreensão do anúncio, seja como decorrentes das convenções e códigos culturais e linguísticos ou ainda derivados dos hábitos inferenciais e dos pressupostos sobre matérias de fato.

Referências Bibliográficas:

Barthes, Roland. "Significado/significante". In: Elementos de Semiologia;

Eco, Umberto. “Introdução: rumo a uma lógica da cultura”. In: Tratado Geral de Semiótica;

Eco, Umberto. “Sobre o ser”. In: Kant e o Ornitorrinco;

Eco, Umberto. "Signo e inferência". In: Semiótica e Filosofia da Linguagem;

Goodman, Nelson. “Palavras, obras mundos”. In: Modos de Fazer Mundos;

Kristeva, Julia. “A Semiótica”. In: História da Linguagem;

Lotman, Iuri. “Sobre o problema da tipologia da cultura”. In: Semiótica Russa;

Peirce, Charles S. "Algumas consequências de quatro incapacidades". In: Semiótica;

Quine, W.v.O. “Sobre o que há”. In et al.: Existência e Linguagem;

Saussure, Ferdinand de. "Princípios gerais". In: Curso de Linguística Geral;

Volli, Ugo. “Interpretação”. In: Manual de Semiótica.

No comments: